4 motivos para investir em uma franquia de óculos

4 motivos para investir em uma franquia de óculos

21/05/2020

Franquias são uma ótima oportunidade de negócio para muitos empresários. Porém, ainda são muitos que se questionam em qual segmento devem investir.

São tantas opções disponíveis no mercado que fica fácil se perder. Por isso, o Instituto dos Óculos resolveu ajudar. Como somos especialistas, separamos 4 motivos essenciais de porque você deve investir em uma franquia no segmento óptico.

Queremos mostrar os números por trás desse nicho e provar que esse é um investimento seguro. Acompanhe tudo isso e muito mais neste artigo!

1. Segmento em crescimento

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias ópticas se enquadram no segmento de Moda e no segmento de Saúde, Beleza e Bem-estar. Ambos estão em uma fase de constante crescimento.

Em 2018, as franquias de Moda cresceram o faturamento em 8,9%, conforme em dados da própria ABF. Já em 2019, quem apresentou aumento expressivo foram as de Saúde, Beleza e Bem-estar, com 6,6%.

Além disso, a Associação Brasileira da Indústria Óptica (Abióptica) realizou estudos que mostram um potencial crescimento de 20% do mercado óptico nos próximos 5 anos.

Dessa maneira, fica fácil perceber que as franquias de óptica podem trazer retornos significativos para os seus franqueados. No entanto, você também precisa colocar no papel quanto tempo será necessário para recuperar o seu capital de investimento.

2. Baixo risco de investimento com rápido retorno

Para realizar um investimento seguro no mercado de franquias, o principal conselho de qualquer especialista é: escolha marcas consolidadas. Essas normalmente já têm a experiência necessária e um modelo de negócio que funciona.

No segmento óptico não poderia ser diferente. Escolher a marca certa pode ser um divisor de águas no seu sucesso. Franqueadoras sérias geralmente poderão apresentar um plano de negócio que vai desde a implementação da sua unidade até o retorno do seu investimento.

De acordo com dados da ABF, o valor inicial de franquias nesse setor é de R$ 150.000,00 e o prazo de retorno fica entre 24 e 36 meses. Isso quer dizer que ópticas são um investimento baixo, com rápido retorno e seguro.

Claro que apenas esses números não são o suficiente para fazer deste o modelo certo de franquias para você. É necessário entender também como funciona a operação e o dia-a-dia, pois boa parte do seu sucesso dependerá das suas habilidades para gerenciar a unidade.

3. Operação facilitada

Ao investir em uma franquia você não está comprando apenas um modelo de negócio, dentro do valor também está agregado o know-how e conhecimento da franqueadora.

Quando analisamos o setor óptico, normalmente é oferecido o suporte para encontrar o melhor ponto de venda e o desenvolvimento do projeto arquitetônico para colocá-lo dentro dos padrões. Você também deverá receber uma lista de fornecedores ou ainda a mercadoria chegará direto na sua unidade.

Bons franqueadores também oferecem treinamentos e apoio na seleção da sua equipe, garantindo o mesmo discurso de vendas em todas as unidades.

Esses são os principais aspectos que você deverá avaliar antes de tomar a decisão de qual segmento investir.

No entanto, tudo isso que falamos até agora pode ser aplicado em diversos setores. Mas em contrapartida ainda existe uma principal razão de porque você deve escolher uma franquia no setor óptico.

4. As pessoas precisam de óculos

Todo mundo precisará de óculos em algum momento da vida. Essa é uma verdade que não temos como escapar. Boa parte das pessoas estão propensas a desenvolver algum problema de visão, seja por acidentes externos ou pelo próprio envelhecimento do corpo.

Alguns dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) comprovam isso:

- 12% das crianças em idade escolar precisam de óculos;
- Em pessoas entre 12 e 30 anos, esse número sobe para 30%;
- Após os 40 anos, 50% das pessoas desenvolvem problemas que podem ser corrigidos com o uso de óculos;
- 80% da população acima de 60 anos precisa de óculos;
- A cada 12 meses, as mulheres precisam atualizar seu grau, os homens a cada 18;
- 30% das cirurgias nos olhos exigem que a pessoa continue a usar óculos.


Como já comentamos aqui, o mercado óptico está em constante crescimento. Investir em uma franquia nesse setor é ter a certeza de uma recorrente demanda pelo seu produto.

A franquia do Instituto dos Óculos

Agora você já sabe as principais vantagens das franquias ópticas em relação a outros segmentos. Se você ficou interessado, as franquias do Instituto dos Óculos são uma ótima opção de investimento.

Estamos presente no mercado há mais de 25 anos e contamos com quase 60 unidades espalhadas por todo o Brasil. Trabalhamos com marcas exclusivas e consagradas no mercado e possuímos um laboratório especializado para a produção de lentes.

O nosso compromisso sempre será levar uma melhor qualidade de vida para as pessoas.

 

Se você já está no ramo óptico e possui uma ou mais unidades, mas ainda não está integrado a uma rede de franquias, venha conhecer as vantagens de ser um franqueado Instituto dos Óculos!