• HOME
  • NOTÍCIAS
Franquias: a menor taxa de mortalidade entre as empresas

Categorias

Curiosidades
Feiras do Setor
Franchising

Acompanhe nossas redes sociais

FacebookInstagram


CLIQUE AQUI E SABIA COMO SER UM FRANQUEADO INSTITUTO DOS ÓCULOS

Franquias: a menor taxa de mortalidade entre as empresas

28/08/2020

Principalmente para uma dúvida tão frequente quanto a pergunta anterior. Entender quais são os dados relevantes na sua tomada de decisão pode ser complicado. Por isso, resolvemos ajudar.

Nesse artigo iremos focar em uma das métricas mais importantes na escolha de um novo modelo de negócio: a taxa de mortalidade. Além de explicar o que é esse número, também iremos entender qual a importância dele e porque as franquias têm a menor taxa de mortalidade.

 

O que é a taxa de mortalidade

 

O sonho de todo empreendedor é ser bem-sucedido por muitos anos. Porém, o número de empresas que fecham as portas com menos de 5 anos continua a crescer ano a ano.

A esse número damos o nome de taxa de mortalidade. Ele é extremamente importante, pois está relacionado com a probabilidade de sucesso de um modelo de negócio. Quanto maior for a taxa de mortalidade, maiores são as chances de você ter que encerrar suas atividades antes dos primeiro cinco anos.

Esse resultado negativo, em boa parte dos casos, está atrelado a 3 principais fatores: falta de um planejamento prévio, uma má gestão empresarial e o comportamento do empreendedor. Se o negócio apresentar aos menos um desses problemas, as chances de sucesso diminuem consideravelmente.

 Por conta disso, é muito comum ouvirmos falar que as franquias têm a menor taxa de mortalidade entre as empresas.

 

A taxa de mortalidade de franquias

 

De acordo com o levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), a taxa de fechamento de franquias em 2019 foi de apenas 2,9%. Outros modelos de negócio, conforme dados do Sebrae, chegaram a 25% nesse mesmo período.

A diferença entre esses números é muito grande para não ser considerada em suas pesquisas. A baixa taxa de mortalidade comprova que as franquias são um modelo de negócio muito mais seguro que abrir uma empresa própria.

Isso acontece, pois, uma franquia é um plano de negócio já testado com o público. Antes de expandirem, muitas marcas precisaram batalhar para se manterem abertas e sobreviverem aos 5 primeiros anos. Agora que elas chegaram na sua maturidade, estão dispostas a compartilhar do seu sucesso com todos os seus potenciais franqueados.

São anos e anos de conhecimento acumulado sobre um determinado produto e suas características, que estão sendo oferecidos a você. E a taxa de mortalidade comprova a eficiência desse know-how.

 

Por que investir em uma franquia

 

Como comentamos, a taxa de mortalidade comprova a segurança de se investir em uma franquia. Porém, além disso, existem muitas outras vantagens desse modelo de negócio em comparação a abrir uma empresa do zero.

 

Para conferir essa comparação, baixe nosso infográfico abaixo:

 

 





Entre em contato agora mesmo e seja o próximo franqueado!



Instituto dos ÓculosFacebookInstagram