Franquias em cidades pequenas: reconheça a sua oportunidade!

Franquias em cidades pequenas: reconheça a sua oportunidade!

17/12/2019

Ao abrir um empreendimento em uma cidade de menor porte, é necessário que você tenha o perfil ideal para tocar um negócio. Já falamos sobre perfil de franqueado aqui no blog, confira: Perfil de Franqueado - Como Saber se Você se Encaixa

Desde 2015, a fatia total de franquias funcionando em cidades com menos de 500 mil habitantes está aumentando. Em 2014, segundo levantamento da ABF, 43,6% das franquias que atuam no Brasil estavam localizadas em cidades com menos de 500 mil habitantes. O número pulou para 44,4% em 2015 e 48,2% no ano passado. Ou seja, as redes estabelecidas em cidades menores já são praticamente a metade do total.

Entretanto, antes de abrir em pequenos centros, é fundamental fazer uma ampla pesquisa de mercado para ver se o modelo que quer implantar terá espaço e interesse das pessoas que moram naquele lugar. Continue lendo e veja quais são os fatores que podem fazer o seu negócio dar certo em uma cidade pequena:

 

Fidelize o seu público

Em grandes cidades, as pessoas são impactadas o tempo inteiro por propagandas e marcas. Já em cidades menores, esse fenômeno é reduzido, já que os moradores estão mais próximos das lojas e marcas presentes. Por isso, torna-se fundamental também um bom trabalho de pré e pós-venda para fidelizar a clientela.

 

Reduza o investimento de implantação

Outro fator que torna o investimento de franquias no interior uma alternativa interessante é o custo de implantação reduzido. Enquanto em grandes centros o aluguel de salas comerciais em pontos estratégicos é altíssimo, nas cidades menores isso é diferente. Isso por si só já representa uma boa economia mensal para que seu negócio prospere.

 

Seja exclusivo na cidade

Antes de abrir uma franquia em cidade pequena, é fundamental fazer uma pesquisa de mercado e de concorrência. Dependendo do tamanho da cidade, é inviável existir dois ou três negócios do mesmo ramo. Porém, se não houver concorrência, isso pode ser fator determinante para abrir uma franquia numa cidade pequena. Ser exclusivo torna-se um diferencial a ser explorado.

 

Seja a solução que o seu público precisa

Cidades pequenas não costumam dispor de muitos serviços, o que leva as pessoas a procurarem cidades maiores em busca de melhores soluções para seus problemas. Com a implantação estratégica de uma franquia, você pode ser o responsável em entregar as soluções que as pessoas precisam e, dependendo da região, inclusive atrair pessoas de outras cidades à sua loja.

 

Seja a novidade

O fator novidade é um dos maiores atrativos das cidades pequenas. Como elas costumam não contar com redes de franquias, ao se instalar você se torna um diferencial estratégico, trazendo o ar de desenvolvimento ao município e, ao mesmo tempo, atraindo mais pessoas investindo menos em marketing – se comparado a cidades maiores.

 

 

Sobre o Instituto dos Óculos

Além de capitais e grandes cidades, o Instituto dos Óculos está presente em diversas cidades pequenas, como Castro e Londrina, no interior do Paraná. Estas são exemplos de regiões onde o baixo aluguel e ponto de equilíbrio abaixo de 6 meses contribuem para o bom funcionamento da unidade.

A marca se destaca dentro do mercado e oferece óculos a preços acessíveis e com qualidade. Use nossas dicas e não perca mais tempo.

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